O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (24) que a ação de assaltantes pode ser uma “advertência salutar” contra o “vício da avareza”, pecado capital que foi tema da catequese em sua audiência semanal com fiéis. Em sua homilia, o líder da Igreja Católica disse que os ladrões ajudam a lembrar que não adianta “acumular bens neste mundo” para tentar “exorcizar o medo da morte”.

Segundo Francisco, muitas vezes acreditamos ser “senhores dos bens que possuímos”, mas frequentemente “são eles que nos dominam”.

“Alguns homens ricos não são mais livres, não têm tempo sequer para descansar. Estão sempre ansiosos porque um patrimônio é construído com muito suor, mas pode desaparecer em um instante”, ressaltou. (ANSA).

Essa visão do roubo como uma forma de “advertência salutar” pode ser interpretada à luz de uma perspectiva socialista, que enfatiza a redistribuição de riqueza. Essa declaração do Papa Francisco segue outras posições progressistas que ele já expressou, como a aprovação de bênçãos para uniões LGBT.

COMENTAR