A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy não é mais a secretária das Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo. Ela pediu demissão ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante uma reunião nesta terça-feira, 9, ele vai voltar para o PT após aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ser a vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), principal adversário de Nunes nas eleições municipais de 2024.
Marta divulgou uma carta de demissão que entregou ao chefe do Executivo, que já havia decidido desligá-la do cargo. No texto, a ex-prefeita afirmou que o cenário político da cidade “prenuncia uma nova conjuntura”.
Em nota, a prefeitura disse que “ficou decidido, em comum acordo, que ela [Marta] deixa as suas funções na Secretaria Municipal de Relações Internacionais”.
Opositora do ex-presidente, Marta se reaproximou do PT e de Lula durante o governo Bolsonaro. A ex-prefeita havia deixado o PT em 2015, depois de 30 anos filiada à legenda, em meio às investigações da Operação Lava Jato.
Nunes alegou que houve “quebra de confiança” e “traição” por parte de Marta depois que ela negociou o retorno ao PT e a entrada na chapa de Boulos sem comunicá-lo.