O Vereador Julierme Sena fez críticas ao governo Lula, pela falta das compra de vacinas contra a dengue, lembrando o número de mortes de pessoas com dengue no ano de 2023, e sobre a irresponsabilidade do governo federal.

“Nos tivemos em 2023 mais de mil mortes por dengue, mesmo com vacina há meses já disponível na rede privada, o governo federal não comprou as vacinas para distribuição gratuita no SUS, depois de muita pressão, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no sistema público de saúde, mas ficou para 2024, o Lule será chamado de genocida?” afirmou Julierme em suas redes sociais.

A vacina Qdenga já está disponível na rede privada de saúde, desde julho de 2023, e oferece imunidade completa com duas doses, sendo a segunda aplicada três meses após a primeira. Segundo a prefeitura de Dourados, o laboratório já entregou aproximadamente 90 mil doses, distribuídas para todas as unidades básicas de saúde (UBS).

A eficácia geral da vacina Qdenga alcançou 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo, após 12 meses da segunda dose. Além disso, o imunizante também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a imunização oferecida pela vacina tem duração de até cinco anos.

A vacina Qdenga, também conhecida como TAK-003, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março do ano passado para uso no Brasil em pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de já terem sido infectadas pela dengue ou não.

O laboratório responsável solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

COMENTAR