O varejo brasileiro registrou seu pior Natal dos últimos três anos, segundo os dados divulgados nesta terça-feira, 26, pela Serasa Experian. Os indicadores de vendas do varejo físico entre 18 e 24 de dezembro mostraram uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2022.

O pior resultado desde 2020, quando as vendas despencaram 10,3%. Entre os dias 22 a 24 de dezembro a queda foi ainda maior, chegando a 10,7%.

Segundo a Serasa, o fato do dia 24 ter caído em um domingo poderia ter impactado negativamente as vendas do comércio.

Para Luiz Rabo, economista-sênior da Serasa Experian, “com a inadimplência marcando números recordes este ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas”.

Por isso, segundo o economista, as compras e presentes de Natal teriam ficado em segundo plano.

Após dois anos de crescimento – com uma alta de 2,8% em 2021 e 0,4% em 2022 – o varejo brasileiro volta a registar resultados negativos.

Os dados da Serasa mostram como na última década o Brasil registrou apenas três momentos de taxas negativas na semana do Natal: em 2015 e 2016, durante a maior recessão econômica da história do país, provocada pelo governo Dilma Rousseff, quando as vendas caíram respectivamente 6,4% e 4%.

Após isso foi em 2020, por causa da pandemia. E agora, em dezembro de 2023. Os dados fracos do Natal se somam a segunda pior Black Friday da história do varejo brasileiro.

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