A aprovação do STF (Supremo Tribunal Federal) pela população brasileira caiu para 17% em outubro deste ano, segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado na última 3ª feira. Em uma média de 1 a cada 10 Brasileiros aprovam o trabalho feito pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Em fevereiro, mês em que a pesquisa começou a ser feita no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a instituição contava com avaliação positiva de 23% dos entrevistados. Já a reprovação subiu de 29% para 36% no mesmo período.
A tendência de rejeição se repete entre eleitores de Lula e de Jair Bolsonaro (PL). Entre aqueles que votaram no petista no 2º turno das eleições de 2022, a aprovação do STF é de 31%. Em fevereiro, a taxa era de 37%.
Já para quem votou em Bolsonaro, só 5% têm imagem positiva do STF, contra uma reprovação de 62%. A variação para esse recorte demográfico é baixa, uma vez que em fevereiro o índice de aprovação do Supremo por bolsonaristas era de 6%.
O levantamento ouviu 2.000 eleitores com 16 anos ou mais de 19 a 22 de outubro em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. Eis a íntegra do estudo (PDF – 14 MB). …