O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Alzeben, com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco. A condecoração ocorreu na terça-feira 21, durante solenidade realizada em Brasília.
A Ordem de Rio Branco é dada pelo governo do Brasil a pessoas físicas ou jurídicas como reconhecimento “pelos seus serviços ou mérito excepcional”.
A homenagem ocorre no momento em que Israel e o grupo terrorista Hamas se enfrentam, além do desentendimento do governo federal com o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine.
Em 8 de novembro, o diplomata israelense foi alvo de críticas de governistas por causa de um evento na Câmara dos Deputados que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No último dia 14, o petista disse que os israelenses pretendiam ocupar a Faixa de Gaza, cuja declaração foi rechaçada pela comunidade judaica.
Durante o desembarque dos brasileiros resgatados em Gaza, em 15 de novembro, Lula equiparou as ações de Israel com os ataques dos terroristas Hamas.
“Nunca vi uma violência tão brutal, tão desumana contra inocentes”, declarou o presidente brasileiro. “Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, o Estado de Israel também está cometendo um ato de terrorismo.”