Na primeira fala após a eleição na Argentina, o Presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva (PT) não fez nenhuma menção a Javier Millei que foi eleito com mais de 55% dos votos dos Argentinos, já o ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro parabenizaram o novo presidente pelo resultado obtido.

Por meio de sua própria plataforma on-line, a Truth Social, Trump não escondeu a satisfação com o resultado da disputa argentina, “Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente!”. Bolsonaro também parabenizou Millei pelo X “Parabéns ao povo argentino pela vitória de Javier Millei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.”

Lula parabenizou as eleições mas não citou Millei,“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada”, escreveu o petista no X/Twitter. “Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar com nossos irmãos argentinos.”

Milei não era o candidato apoiado pelo chefe do Executivo, que possui maior preferência pelo peronista Sergio Massa (União pela Pátria), que ficou em segundo lugar na disputa presidencial.

COMENTAR