O Presidente Lula conversou por telefone nessa quinta-feira com o Presidente de Israel Isaac Herzog, de acordo com os portais de notícia em um dos momentos o presidente Brasileiro disse que o governo repudia e coíbe manifestações antissemitas no país, mas até o momento a polícia federal e nenhuma instituição do governo federal agiram contra as manifestações a favor do grupo terrorista Hamas que ocorreram no Brasil, pelo contrário, vários aliados do governo participaram ou se manifestaram a favor desses movimentos.
Durante a conversa, que durou cerca de 40 minutos, trataram de temas como a libertação dos reféns, a saída de brasilerios da Faixa de Gaza e a necessidade de existência pacífica entre Israel e Palestina.
No contato, Lula agradeceu o apoio israelense na repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza e informou que está em preparação uma nova lista de brasileiros e parentes palestinos. Nesse sentido, o Planalto ressaltou que Lula ouviu do presidente Herzog que serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez.