O senador Cid Gomes (PDT) expediu agora há pouco edital de convocação para uma reunião extraordinária, em caráter de urgência, do Diretório Estadual do PDT Ceará para às 8h desta quarta-feira, 8. O encontro, marcado para a sede do partido em Fortaleza, ocorre às vésperas de reunião da Executiva Nacional marcada para formalizar processo de intervenção nacional no PDT Ceará.
Segundo a convocação, reunião terá como pauta “avaliação e deliberação sobre a situação político-administrativa do Diretório e da Executiva Nacional”. Além disso, cidistas devem debater o processo aberto contra o comando local da sigla pela Comissão de Ética do PDT Nacional. Até então, o Diretório cearense tinha reunião marcada apenas para a quinta-feira, 9.
No edital, Cid destaca que “não pode exercer o direito de defesa em nome de todos os membros do órgão regional”, convocando portanto o colegiado para debater resposta à ação do PDT Nacional. “O prazo final para a apresentação de defesa do Diretório Regional do PDT-CE se encerra dia 8 de novembro, às 23h59min, e há necessidade de discutir os termos da defesa com os respectivos membros”, diz.
Também nesta quarta-feira (8), a Executiva Nacional terá encontro na sede do partido em Brasília, às 18 horas, para apreciar o relatório da Comissão de Ética da legenda sobre a decisão de intervir na cúpula cearense — a expectativa é de que a medida seja ratificada. No último dia 27 de outubro, a cúpula nacional do PDT abriu um processo de destituição do comando do PDT Ceará, Cid reagiu e, na última segunda-feira (30), classificou a decisão como “ilegal”.