O Deputado Estadual Carmelo Neto (PL) denunciou em suas redes sociais, a situação do Heliponto do Instituto Dr. José Frota (IJF), que está abandonado a 4 anos, sem receber nenhuma aeronave, e caso precisa de alguma urgência os helicópteros tem que pousar no aeroporto, há pelo menos 15 minutos do hospital, “Foram quase R$ 4 milhões gastos para construir o heliponto para atender melhor a população e simplesmente não funciona! Fui pessoalmente ao local e verifiquei que não havia nenhum contrato de manutenção do heliponto, e pra piorar o governador Elmano do PT ainda resolveu diminuiu o repasse destinado ao hospital” disse na denúncia.

Durante as imagens mostrada no vídeo, percebe-se vigas e pedaços de metal totalmente enferrujadas, e barras de concreto que dão sustentação ao equipamento com várias rachaduras, a direção do IJF não tem prazo para retomada do serviço. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), confirmou que não realiza atendimentos no heliponto do IJF desde julho de 2019.

O Deputado Carmelo Neto se comprometeu a destinar parte de suas emendas para manutenção do heliponto “Estou comprometido à destinar parte de minhas emendas como deputado ao Instituto Dr. José Frota (IJF). Já que o governador do PT não faz a sua parte, farei a minha. Tenho compromisso com Fortaleza.”

O heliponto elevado foi inaugurado há 10 anos, em outubro de 2013. Ele começou a ser construído em 2008, mas só foi concluído após cinco anos de prorrogação dos prazos. Instalado com capacidade de receber simultaneamente até três helicópteros em pouso de 59 metros acima do nível do solo, custou R$ 3,9 milhões e tem 784 metros quadrados.

Ele foi construído em estrutura metálica e vigotas pré-moldadas protendidas, constituído de nível de pouso, rampas de acesso, bandeja de proteção, iluminação noturna e dois elevadores privativos.

COMENTAR