Essa especulação surge depois de entrevista dado pelo Senador Cid Gomes na última semana, onde ele cogita a possibilidade de ser candidato a Prefeito de Fortaleza, para tentar agregar o grupo governista, o colunista Inácio Aguiar do Diário do Nordeste elencou alguns motivos de isso vir a acontecer;

  • A proximidade entre Cid e Camilo Santana leva a crer que o ministro não vetaria o nome dentro do PDT.
  • A necessidade de deixar o mandato de senador em caso de eleição abriria espaço para Prisco Bezerra, primeiro suplente dele e irmão de Roberto Cláudio, concluir o mandato.
  • A modificação do cenário de debate das vagas ao Senado em 2026, um gargalo para o grande número de pretendentes dentro e fora do PT.
  • A liderança dele no PDT, que tornaria difícil o partido negar legenda.

Diante destes cenários e de outros, os bastidores fervilham sobre essa possibilidade de Cid Gomes sair candidato a prefeito da Capital. Ele nega, é bom que fique claro.

Contudo, a possibilidade não é desprezível para lideranças importantes.

Ao insistir que PT e PDT ainda poderiam sair juntos na próxima eleição da Capital e, posteriormente, fazer críticas ao prefeito da Capital, cuja escolha passou também pelo seu crivo em 2020, Cid já dava sinais de que poderia se considerar a solução para aglutinar todas as forças e reatar a aliança, consideram interlocutores dos partidos.

COMENTAR