Após reclamações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as aeronaves que servem à Presidência, a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a buscar um modelo que esteja dentro dos padrões do petista. Segundo informações do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, a Aeronáutica pretende optar por um avião de luxo usado pelos xeiques do Oriente Médio e que deve custar algumas centenas de milhões de reais.

No início de seu mandato, Lula adquiriu um Airbus 319, mas queixou-se pessoalmente com a cúpula da FAB sobre falta de espaço e baixa autonomia da aeronave. O presidente quer um modelo que ofereça mais espaço interno em suas viagens e que possa fazer voos longos sem escalas.

A FAB, iniciou, assim, as buscas por uma aeronave que estivesse dentro dos requisitos, mas concluiu que um avião desse porte teria custos extremamente altos. Chegou a cogitar reformar internamente os aviões já adquiridos, mas essa opção também seria muito dispendiosa.

Tentando contornar a situação, a Aeronáutica voltou suas atenções para aviões de luxo usados que servem aos xeiques multimilionários do Oriente. Eles costumam renovar sua frota com frequência e pôr à venda os modelos que não querem mais.

A ideia é comprar um modelo que esteja em bom estado, que tenha suíte, sala de reuniões, escritório e possa receber convidados com conforto.

A opção por comprar um seminovo em vez de um nunca usado é diminuir o impacto nos cofres públicos e tentar não afetar gravemente a popularidade de Lula. Entretanto, mesmo que já tenha sido usado, um modelo que esteja dentro dos anseios do petista custará caro aos brasileiros.

COMENTAR