Um veículo que “coleciona” multas e débitos desde 1996, ano de fabricação, foi apreendido na cidade do Crato, no interior do Ceará, no sábado (12). O carro, um Gol na cor prata, soma 844 multas e um pouco mais de R$ 234 mil em débito, incluindo IPVA e licenciamento atrasados há três décadas.
Conforme a polícia, o veículo estava estacionado na Rodovia Pinto Madeira, no Bairro Alto da Penha, e policiais foram comunicados sobre um possível roubo de veículo. Eles verificavam o Gol quando um homem de 26 anos se apresentou como o proprietário do veículo.
Enquanto os policiais investigam se o veículo é roubado, eles chamaram o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para verificar dados sobre o veículo, quando foi constatado o alto valor das multas acumuladas desde 1996.
Apreensão do carro
Diante do histórico de infrações e da expressiva quantia de débito, o Demutran rebocou e apreendeu o veículo.
O Código de Trânsito Brasileiro determina que “o veículo apreendido em decorrência de penalidade aplicada será recolhido ao depósito e nele permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão”.
A recuperação do veículo apreendido só ocorrerá se houver o pagamento das multas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação específica, nesse caso, o total chega a R$ 234 mil, bem acima do valor do veículo.
O dono deverá ainda pagar a multa pelo guinchamento e a diária da estadia no pátio. Este valor muda de acordo com cada cidade.