O colunista Marcelo Leite, da Folha de S.Paulo, dedicou seu texto do sábado 15 para atacar eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No artigo, intitulado “Mudança climática castiga eleitores de Bolsonaro no Sul”, o colunista afirma que “aquela parte do Brasil que votou em peso” no ex-presidente sofreu com o ciclone que deixou sem luz mais de 1 milhão de moradores.

Os ataques miram especialmente um terço da população do Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, 52 cidades gaúchas sofreram prejuízos. Mais de 600 ficaram desabrigados ou desalojados.

“Só morreram duas ou três pessoas… Bem menos, é verdade, que as 16 vitimadas em 15 de junho passado”, constatou Leite, referindo-se ao ciclone que atingiu o território gaúcho recentemente.

A coluna do sábado tenta relacionar supostos “negacionistas” da “ciência” com Bolsonaro e seus aliados. Leite celebra, por exemplo, a exoneração de Antonio Fernando Pinheiro Pedro do cargo de secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo.

“Em bora hora foi exonerado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), ainda que o negacionista nem devesse ter sido nomeado”, escreveu Leite. “Decerto o alcaide já conhecia a convicção do aspone.”

 

COMENTAR