O Jornal Folha de São Paulo trouxe ontem (6), que o Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), acelerou a votação da reforma tributária para liberar o recesso dos deputados e não perder o cruzeiro do cantor Wesley Safadão.
Normalmente, o Congresso entra em recesso dos dias 19 a 31 de julho. Todavia, Lira teria pedido a líderes partidários que destravassem a pauta econômica para antecipar as férias.
Na última segunda-feira (6), Lira anunciou um “esforço concentrado” da Câmara para votar em poucos dias quatro pautas consideradas fundamentais pela área econômica do governo Lula.
Arthur Lira apressa votações e atropela liturgia da Câmara
Para apressar as votações, Lira cancelou as sessões de todas as comissões e audiências, provocando os protestos de muitos deputados, que consideraram a atitude como uma afronta.
O deputado Zé Trovão (PL-SC) chegou a apresentar uma questão de ordem para que a votação da reforma fosse adiada, mas Lira negou o recurso.
O deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) também protestou, pedindo mais tempo para analisar o texto. Sem todavia ser atendido.
O ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, escreveu em seu perfil no Twitter que “Em meio a pautas tão urgentes, a agenda da Câmara dos Deputados está sendo definida pelo cruzeiro do Wesley Safadão que Arthur Lira quer ir. Será que as prioridades de Lira são as mesmas do Brasil? E a pergunta mais importante é: Lira tem servido à Câmara dos Deputados ou tem se servido dela?”.
Cruzeiro do Safadão pautou trabalhos na Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara deve viajar com sua família para Orlando, na Flórida (EUA), onde participará do cruzeiro do Wesley Safadão. O evento, chamado de “ilha exclusiva do Safadão nas Bahamas”, está previsto entre os dias 10 a 13 de julho.
Além de Safadão, participarão do cruzeiro celebridades como Bell Marques, Zé Neto & Cristiano, Dubdogz, Léo Santana, Murilo Huff, Eric Land, Marcynho Sensação, EME, Tirullipa, entre outros.
Segundo o site do evento, o valor para a cabine mais barata do navio é de R$ 5.408 por pessoa. As cabines mais caras já estão esgotadas.