A Secretária de Turismo de Fortaleza divulgou um dado de uma pesquisa intitulado “Impacto Econômico do Turismo de Eventos 2022”, de acordo com os dados referentes ao fechamento do ano de 2022, o turismo de eventos traz impacto de R$ 347 milhões para a economia de Fortaleza. O montante referente aos impostos, somam R$ 38,1 milhões.
De acordo com o relatório, o gasto individual dos turistas participantes dos eventos em 2022 durante todo o período de estadia foi de R$ 2.776,93. Já o gasto médio diário foi de R$ 791,14. O documento também aponta que a movimentação de eventos na cidade no ano passado foi responsável pela geração de 37,7 mil empregos formais e informais.
O levantamento foi realizado entre os meses de março e dezembro do ano passado, a partir de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Convention and Visitors Bureau (Visite Ceará) e o Observatório de Turismo de Fortaleza. A pesquisa levou em conta eventos de diferentes perfis promovidos em Fortaleza, como congressos, seminários, feiras, exposições e outros.
Segundo o secretário do Turismo de Fortaleza Alexandre Pereira, o relatório traz números muito positivos e reforça a importância de investir na captação de eventos para Fortaleza. “O turista de eventos tem um ticket médio mais alto do que o de lazer. Isso sem considerar aqueles da área de entretenimento, já que a pesquisa focou nos eventos de negócios, como congressos, seminários, feiras, exposições, seminários e esportivos. Ficamos felizes também de ver que a cidade foi muito bem avaliada pelos entrevistados, com excelentes índices de aprovação dos principais serviços e infraestrutura, o que demonstra que estamos no caminho certo”, destaca.
Perfil do Turista
Entre os entrevistados, 47,5% estavam visitando Fortaleza pela primeira vez, enquanto 52,5% já tinham vindo à cidade anteriormente. Destes últimos, 91% consideraram que Fortalezamelhorou ou permanece igual.
Com relação ao local de origem, 99% dos entrevistados eram turistas nacionais, sendo a maioria do Nordeste (40,7%) e do Sudeste (39,3%). São Paulo foi a principal cidade emissora (21,7%), seguida de Rio de Janeiro (8,5%) e Recife (5,5%).
A maioria dos participantes dos eventos eram do sexo masculino (61,7%), com idade entre 36 e 60 anos (59%), nível de instrução superior (65%) e renda individual entre 4 e 10 salários mínimos (39,2%).