O conflito dentro do PDT aqui do Ceará só cresce a cada dia, a disputa entre a ala do partido mais próxima ao Governo do Estado e a ala que quer fazer oposição acirram a disputa, tanto que o Presidente Nacional do partido licenciado e atual Ministro da Previdência Carlos Lupi, teve que vir ao estado intervir na situação e tentar trazer um denominador comum.

“Semana que vem vou procurar o Camilo, que é um dileto e fraterno amigo, junto com o Cid, depois vamos procurar também o Elmano. Nessas horas, quando as coisas estão mais acirradas, é o momento de encontrar a unidade partidária, minha tarefa é buscar essa unidade”, disse Lupi, após encontro com comissão de cidistas em um hotel na Capital.

A expectativa é apaziguar a oposição de pedetistas da ala do ex-ministro Ciro Gomes – e defensores do atual presidente estadual, André Figueiredo – em torno do Governo do Estado. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, Elmano tem a oposição de três deputados do PDT.

O deputado federal licenciado, Eduardo Bismarck (PDT), foi o porta-voz da comissão de pedetistas que esteve com Lupi. Ele ressaltou a busca pela união do partido. “Do PDT, estadualmente falando, em torno do Governo do Estado. É isso que será buscado. Será buscada uma reunião com o ministro Camilo, pelo ministro Lupi, pelo presidente André Figueiredo e pelo senador Cid Gomes, na busca de um entendimento que possa congregar o lado dissidente do PDT em torno de um projeto majoritário do partido”, pontuou.

André Figueiredo no Presidência 

Segundo Lupi, a intenção é manter a presidência do PDT com Figueiredo até dezembro, prazo em que se encerra o atual mandato. Depois disso, o entendimento no partido pode vir com uma “chapa de consenso”, pontuou o líder. Se isso não for possível, “tem que ter mecanismos e métodos para fazer uma nova eleição”.

“Não é fácil, mas eu já peguei situações muito mais difíceis e conseguimos resolver. Eu acredito muito que vai ter a solução, quando as cabeças querem resolver. Eu sinto boa vontade do Cid. Ninguém quer fazer o partido desmanchar, cada um achando que tem razão. O problema é contar com uma razão que faça todo mundo entender que precisa manter a unidade”, concluiu Lupi.

Demonstração de Força de Cid Gomes 

O Senador Cid Gomes, mostrou força na sua reunião, já que estiveram presentes os deputados federais Idilvan Alencar, Leônidas Cristino e Enfermeira Ana Paula, além dos licenciados Robério Monteiro e Eduardo Bismarck. Dos estaduais, estiveram no local o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; a irmã de Cid, Lia Gomes, o líder do Governo, Romeu Aldigueri, Guilherme Landim, Sergio Aguiar, Osmar Baquit, Guilherme Bismarck, Jeová Mota e Antônio Granja, além dos licenciados Salmito Filho e Oriel Nunes. O prefeito de Sobral e irmão de Cid, Ivo Gomes, também esteve presente.

Nenhum deles participou do encontro regional do PDT, organizado pela Executiva nacional. O evento escancarou o racha partidário, marcado pela atual disputa pela presidência do PDT Ceará entre Cid e o atual presidente André Figueiredo. Na quinta-feira (22), antes do evento, ambos tiveram uma reunião sobre o tema, que não resultou em acordos.

COMENTAR