O líder conservador Kyriakos Mitsotakis tomou posse nesta segunda-feira (26) como primeiro-ministro da Grécia, depois que seu partido, o Nova Democracia, conquistou a maioria absoluta dos assentos parlamentares nas eleições legislativas de domingo (25).
A apuração parcial das eleições na Grécia, com 95% dos votos registrados, confirmou a vitória esmagadora do primeiro-ministro do país nos últimos quatro anos, o conservador Kyriakos Mitsotakis, nas eleições deste domingo (25). O Nova Democracia, partido de Mitsotakis, aparecia até 16h deste domingo com 40,55% dos votos contados, o que, se mantiver este nível de apoio, lhe dará 158 dos 300 lugares no Parlamento grego e, consequentemente, a maioria absoluta.
Para se ter uma ideia o segundo lugar, opositor Syriza e especialmente para o seu líder, o ex-chefe de governo Alexis Tsipras, que tem apenas 17,84% dos votos, índice ainda mais baixo do que os resultados das pesquisas mostravam.
O apoio a Mitsotakis nestas eleições se deve principalmente à sua gestão econômica, de acordo com todas as pesquisas. Embora a economia do país ainda não tenha atingido os níveis anteriores à crise da dívida de 2010, os gregos reconhecem o seu trabalho, com o aumento das pensões e dos salários, o investimento e o crescimento do país mais rápido do que a média da União Europeia.
A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo pela emissora de televisão pública ERT, foi realizada na sede da Presidência grega perante a chefe de Estado, Katerina Sakellaropoulou, e o arcebispo Jerônimo II de Atenas, primaz da Igreja Ortodoxa grega. Algumas horas antes, Mitsotakis recebeu de Sakellaropoulou a incumbência para formar um novo governo.