Nos últimos 5 anos 50 vias de Fortaleza tiveram a velocidade máxima reduzida para 50km/h, a Autarquia Municipal de Transito (AMC), diz que a motivação dessas ações é para reforçar a segurança viária e proteger usuários mais vulneráveis no trânsito, só que não divulgo em quantos % aumentou o número de multas nessas vias, ficando caracterizado por muitas pessoa que esse tipo de ação só serve mais para arrecadar.

Dessa vez mais 3 avenidas de Fortaleza terão as velocidades máximas reduzidas. são elas Av. I (Conjunto José Walter), a Alberto Craveiro e a Carneiro de Mendonça, outras 5 já estão em processo de readequação, são as avenindas Dom Manuel, Aguanambi, Porto Velho, 13 de Maio e Pontes Vieira.

Outro fator negativo de acordo com especialistas, que a redução das velocidades traz para a vida das pessoas, e o aumento de tempo no transito, ou seja com a redução da quilometragem máxima, um trajeto que poderia durar 10 a 15 minutos e aumentado para 20 a 25 minutos.

A AMC traz que o impacto é positivo, Antônio Ferreira justifica a importância da ação “É um investimento que estamos fazendo para que a gente entre no 9º ano consecutivo de redução de mortes no trânsito de Fortaleza”, projeta o gestor. De acordo com a instituição que cuida do transito de Fortaleza a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que uma redução de até 5% na velocidade do veículo pode resultar em 30% menos sinistros fatais.

 

COMENTAR