Nos últimos dias, muito se falou na troca do Ministério do Turismo, com a saída da Daniela do Waguinho, e entrada de outra pessoa no lugar, mas na manhã dessa terça-feira o Presidente Lula teve reunião com Daniele Carneiro e seu marido Prefeito de Belford Roxo Waguinho (Republicanos-RJ).

O Planalto anunciou que ela seguirá no governo. De acordo com o Executivo, a ministra participará de uma audiência pública na Câmara nesta terça-feira (13) e de reunião ministerial na próxima quinta (15).

Insatisfeito com os rumos da legenda no diretório fluminense, Waguinho deixou o União Brasil e se filiou ao Republicanos. Eleita deputada federal em 2022 pelo União Brasil, Daniela também se indispôs com o partido. Em abril, ela pediu desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral — tentativa para não perder o mandato de parlamentar por infidelidade partidária.

Com o casal Carneiro fora do partido, a direção do União Brasil tem cobrado a saída dela na Esplanada dos Ministérios. A legenda, aliás, já tinha até um nome para indicar: o deputado federal Celso Sabino, do Pará. A bancada da sigla na Câmara dos Deputado chegou a lançar um abaixo-assinado em favor de Sabino.

O prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho, (Republicanos-RJ), declarou que ele e sua esposa, a ministra do Turismo Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pagaram “um preço muito caro” pelo apoio à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado do Rio de Janeiro.

Nas palavras de Waguinho, o estado fluminense é um “território bolsonarista”, o que fez a posição do casal ser um desafio ainda maior. Segundo ele, seus filhos precisaram trocar de colégio após sofrerem ameaças.

COMENTAR