O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). O petista fez o anúncio nesta quinta-feira, 1º, em cerimônia no Palácio do Itamaraty.

“Todos esperavam que indicássemos o Zanin”, disse Lula. “Não só pelo papel que teve na minha defesa, mas simplesmente porque acho que Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte.”

O advogado defendeu Lula na Operação Lava Jato, e eles se aproximaram ainda mais na época da prisão do petista. Os dois mantinham uma relação familiar, visto que Zanin é casado com Valeska Zanin, afilhada do presidente.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia confirmado que o advogado de Lula seria indicado para o STF. “Encontrei-me ontem com Cristiano Zanin”, revelou, na manhã desta quinta-feira. “Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado. E, chegando, vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça [CCJ].”

Pacheco disse que conversou com o presidente da CCJ, Davi Alcolumbe (União Brasil-AP), para formalizar a indicação feita por Lula. “Vai fazer a sabatina e a apreciação do nome”, afirmou. “Vamos submeter a indicação ao plenário do Senado Federal a partir desse exame da CCJ.”

Para Zanin ser aprovado, serão necessários 41 votos no plenário no Senado.

COMENTAR