O Governo Lula desde do seu início vem insistindo na ideia de colocar câmera em policiais penais, de modo, de acordo com eles, proteger os bandidos, de possíveis abusos, a medida e analisada pelo Ministério da Justiça e seria aplicada primeiro com os Policiais Penais Federais.

O secretário de Políticas Penais, Rafael Velasco, disse em um evento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que as câmeras em presídios podem ser “ferramentas efetivas de combate à tortura” no sistema carcerário.

“Já pontuamos isso como uma política nacional. Estamos estudando, bem como a PRF, câmeras corporais em todo o sistema penitenciário do Brasil”, afirmou ele. Velasco adiantou que já há conversas nesse sentido com secretários de Justiça e Segurança Pública estaduais.

O secretário entende que essa medida representa “um instrumento de salvaguarda para o servidor, para o preso e para a sociedade como um todo, para apurar e ter, por fim, ferramentas efetivas de combate à tortura, que tanto precisamos no nosso sistema penitenciário”.

Muito perguntam se esses gastos não seriam melhor incluso para equipar as policias, outros entendem que são direitos excessivos aos presos, como se os policiais penais tivessem culpa do atual momento do sistema penitenciário Brasileiro.

COMENTAR