O Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino esteve hoje na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, onde novamente houve muita confusão entre o Ministro e Senadores da oposição.
Em um dos momentos após a pergunta do Marcos do Val sobre o atos do dia 08 de Janeiro, o Ministro respondeu “Se o senhor quiser podemos fazer um debate, mas não precisa ir em frente ao Ministério da Justiça. Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores”
O senador do Podemos havia dito que acessou um relatório da Abin que detalhava as manifestações do 8 de janeiro. Em seguida, Do Val apresentou um vídeo que mostrava Dino explicando como agiu para conter os vândalos do dia 8.
A gravação, segundo Do Val, comprovava as inúmeras contradições de Dino sobre suas ações no dia 8. “Tenho muitos documento que comprovam a presença de Dino na Praça dos Três Poderes. Vou apresentar na CPMI”, disse Do Val. “Espero que o senhor seja preso.”
Outro momento de confusão foi na vez da pergunta do Senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ele questionou o ministro sobre o lançamento do novo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) por parte do governo Lula.
“Por que insistir em um programa que não deu certo no passado para reduzir a criminalidade?”, interpelou Moro. “Se o Pronasci é o carro-chefe do Ministério da Justiça, quais medidas a pasta vai tomar para que o programa funcione?”
Dino se justificou dizendo que o Pronasci é uma lei que precisa ser cumprida. O ministro então começou a citar diversos artigos da Constituição a Moro, e explicou que a pergunta que lhe foi feita era “esquisita”. O senador, contudo, disse que Dino estava sendo “debochado”, pois ele conhecia muito bem a lei.