Nos últimos dias um dos assuntos mais falados nas redes sociais, foi o caso da Capivara Filó, e de seu cuidador Agenor Tupinambá que cuidava do animal desde que ele era bebe, depois que ele tinha perdido a mãe, só que o IBAMA quis acusar o influenciador de utilizar a imagem do animal selvagem para beneficio próprios, multando ele e apreendendo o animal.

Depois de intensa mobilização e ações na justiça, a Capivara Filó foi finalmente devolvida aos cuidados do seu cuidador Agenor Tupinambá. A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) divulgou, por meio de transmissão ao vivo na internet, que o animal estaria sendo tratado de forma negligente pelo órgão do Estado. Em vídeo, a parlamentar mostrou que a capivara era mantida enjaulada em uma sala suja.

Com a denúncia de Joana, a Justiça determinou que o local para onde o animal foi levado passasse por vistoria. Diferentemente do que o Ibama alegou, a decisão do juiz Márcio André Lopes Cavalcante, da Justiça Federal do Amazonas, registrou que Filó voltasse a ficar sob os cuidados do influenciador digital

Depois que a capivara Filó já havia sido entregue para os cuidados do influenciador digital, Joana Darc teceu mais críticas ao Ibama. Segundo ela, servidores do instituto em Manaus dificultaram “o cumprimento da decisão judicial, que expressamente era imediata”

COMENTAR