O Paraguai tem um novo presidente, Santiago Penã do Partido Colorado, a ala mais conservadora da política daquele país, foi eleito com 43,3% dos votos, já tendo mais de 90% das urnas apuradas, o resultado foi proclamado na noite desse domingo.
Seu adversário político, Efraín Alegre, do Partido Liberal, tem 27,5% dos votos e já não é capaz de impedir a vitória de seu oponente. Esta eleição tem relação direta com o Brasil, já que este ano será a revisão do Tratado da Usina de Itaipu.
Santiago Peña é um economista de 44 anos e foi o escolhido do Partido Colorado para enfrentar Alegre, um advogado de 60 anos, que fez uma coalisão com partidos de centro e de esquerda na tentativa de chegar à presidência, após outras duas tentativas fracassadas: uma em 2018 e outra em 2013.
O novo mandatário paraguaio será o negociador com o Brasil acerca da revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que formata as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade da usina, marcada para o mês de agosto.
Os paraguaios também votaram pela composição do Congresso e cargos de governadores de províncias, que serão divulgados posteriormente. A espectativa é de que os colorados consigam ampliar sua bancada no Senado e na Câmara.