O ex-ministro do GSI General Gonçalves Dias desmentiu Lula em relação ao caso das imagens do 8 de janeiro, de acordo com ele o governo sabia da presença dele no Planalto. Conforme ele, as imagens internas do local “são de sua central de monitoramento” — ou seja, do GSI. Desse modo, o governo já teria ciência da presença dele no local, e disse que ficou surpreso com a declaração do Lula dizendo que não teve acesso a essas filmagens do dia da ocorrência.

Segundo Gonçalves Dias, o GSI encaminhou uma apresentação com as filmagens mais sensíveis ao presidente, e que todas as horas de filmagem foram enviadas aos órgãos envolvidos na investigação, como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal, o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Distrito Federal.

Nessa sexta-feira, o General G.Dias, compareceu a sede da Policia Federal para prestar depoimento, e ficou mais de 4 horas no local, onde ele reiterou que não tem “qualquer responsabilidade” nos atos de depredação.

“O comparecimento na sede da PF é, para mim, uma grande oportunidade de esclarecer os fatos que têm sido explorados na imprensa”, explicou o general. “Confio na investigação e na Justiça, que apontarão que eu não tenho qualquer responsabilidade, seja omissiva ou comissiva, nos fatos do dia 8 de janeiro.”

Lembrando que o Estadão mostrou que o governo Lula negou ao menos oito pedidos de acesso às imagens do circuito interno do Planalto no dia dos ataques. Essas solicitações foram protocoladas no âmbito da Lei de Acesso à Informação (LAI). A gestão petista tentou impor sigilo de cinco anos sobre o material.

COMENTAR