As cidades de Itapipoca e Uruburetama ainda sofrem com as fortes chuvas, as duas cidades tiveram rompimentos de barragens causando transtornos para várias famílias, que tiveram suas casas inundadas.

Em Itapipoca duas barragens de pequeno porte romperam na tarde deste sábado, dezenas de casas foram invadidas pela correnteza. Os reservatórios ficam localizados na comunidade Dom Severino, zona rural do município, que registra um alto volume de chuvas desde o começo de abril.

A Defesa Civil do Município informou que ainda não há informações sobre possíveis desabrigados ou feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Prefeitura e enviou uma guarnição ao local para atuar na ocorrência. Imagens feitas pelos moradores logo após o rompimento mostram a dimensão da enchente. As estradas ficaram completamente submersas. Dentro das residências, o nível da água quase atingiu a altura do joelho, causando prejuízos materiais e expondo as pessoas ao risco de curto-circuito na rede elétrica.

Em Uruburetama pelo menos nove residências do entorno da Barragem do Severino, em Uruburetama, a 132 quilômetros de Fortaleza, foram evacuadas preventivamente na noite deste sábado, 8, por risco de rompimento da parede de contenção do açude. A desocupação ocorreu após alerta emitido pela Defesa Civil Municipal. No total, 25 pessoas foram afetadas. Todas se abrigaram provisoriamente na casa de amigos e familiares.

As fortes chuvas registradas nos últimos dias na região podem ocasionar fissuras na barreira de contenção do reservatório, o que que resultaria em inundações nas casas adjacentes à barragem. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Clayton Sampaio, explicou que a retirada das famílias é uma medida preventiva. “Se a parede [do açude] ceder, a água invade as casas. A evacuação é para a segurança dos moradores”.

Funcionários da Prefeitura e agentes do Corpo de Bombeiros ajudaram na retirada das famílias das residências. Segundo Clayton, a previsão é que os moradores retornem às suas casas já na tarde deste domingo, 9, após a conclusão de um trabalho de prevenção na barreira de contenção, previsto para ser executado no período da manhã. “Vamos usar o maquinário da Prefeitura para reforçar a parede e deixá-la mais segura”, acrescentou.

COMENTAR