O grande aporte da quadra chuvosa está refletindo no nível dos açudes do Ceará. Segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará, o número de reservatórios sangrando no Estado chegou a 50 neste domingo, 2.
A quantidade é 2,5 vezes maior que a registrada na mesma época em 2022. Em 1º de abril do ano passado, 20 reservatórios estavam acima da capacidade máxima.
Outros 62 açudes ainda não verteram, mas estão com mais de 90% do volume de água. Somados aos que estão sangrando, são 112 reservatórios com alta capacidade armazenada.
Embora com menor volume relativo, os maiores açudes do Estado também apresentam bons números. O Castanhão, em Jaguaribara, alcançou 24,91%, maior nível desde janeiro de 2015. O Orós, na cidade de mesmo nome, atingiu os atuais 54,47% pela última vez em março de 2013. Em Banabuiú, o reservatório que leva o nome do município está com 24,65%, o que não acontecia desde novembro de 2013.
Independência tem maior chuva no Ceará em 24h
Independência, município vizinho a Tamboril, registrou a maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas: entre as 7 horas do sábado, 1º, e as 7 horas de hoje, foram mais de 180 mm de precipitação. Crateús, também limítrofe, ficou em segundo lugar, com 161 mm.
No restante do Estado, a quadra chuvosa também tem apresentado números significativos. Todas as macrorregiões do Ceará tiveram precipitação acima do esperado em março, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A quantidade de chuvas traz boas notícias para a reserva hídrica do Estado. O número de açudes sangrando no Ceará chegou, neste domingo, a 50, 2,5 vezes a quantidade da mesma época em 2022.
No entanto, a falta de estrutura para lidar com as chuvas também gera perigos. Atualmente, 15 municípios estão em situação de emergência, e um decretou estado de calamidade pública devido a inundações e deslizamentos.
Fonte: O Povo