A cidade de Fortaleza novamente entra no ranking das cidades mais violentas do mundo, ficando na 31° posição, quem trouxe esse dado foi o ranking anual elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, com base em dados de 2022.

Antes, é preciso explicar a metodologia da pesquisa: a ONG contabilizou municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e localidades que formam um sistema urbano único. Assim versa:

“Mais uma faceta do estudo será tentar, em todos os casos em que for possível, incluem todos os municípios que compõem uma cidade e não apenas o município que costuma ser a capital de uma jurisdição subnacional (estado, ente federativo, província, etc.). Ou seja, buscamos conurbações, localidades que formam um sistema urbano único, claramente distinguível dos demais, independente das divisões geográfico-administrativas dos países.”

A Capital cearense registrou em 2022 o total de 1.678 homicídios. A base de cálculo é a taxa média de mortes por 100 mil habitantes. A taxa é de 42,63%. – Fortaleza tem 2,7 milhões, de acordo com o Censo 2021 do IBGE – com a RMF, sobe para 3,9 milhões de pessoas. O resultado deixou a cidade no 31º lugar.

No ranking nacional, Mossoró (Rio Grande do Norte) fica na 11ª posição, totalizando 167 homicídios para uma população de 264.181 habitantes (taxa de 63,21%). Também do Nordeste, Salvador contabilizou 2.085 homicídios em 2022 e taxa de 56,68%.

Já no ranking global, as “cabeças” são cidades mexicanas: Colima, Zamora, Ciudad Obregón, Zacatecas, Tijuana, Celaya e Urupan. Uma também dos EUA figura na pesquisa: New Orleans.

COMENTAR