A revista Istoé elegeu o Presidente do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barros como “Brasileiro do ano” de 2023, de acordo com a publicação o juiz da suprema corte foi escolhido por “sua tenacidade na luta pela democracia”.
“Eleito para presidir a Corte em meio às investigações sobre os ataques de 8 de janeiro, o ministro deu total suporte ao trabalho dos magistrados do tribunal que foram obstinados na defesa das instituições democráticas e na luta contra o obscurantismo político que os bolsonaristas tentaram implantar no País” afirmou a revista na publicação que deu o título ao ministro.
Aos 65 anos, Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), é considerado um ministro liberal e progressista, com decisões tomadas ao longo da sua vida alinhadas com a esquerda brasileira, mas sempre muito respeitadas, sobretudo por serem respaldadas na Constituição. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1980, onde hoje leciona Direito Constitucional, ele fez doutorado na Harvard Law School (EUA), aprimorando sua atuação como advogado, profissão que passou a exercer já em 1981. Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 1985, cargo que só deixou de exercer em 2013, quando foi indicado para o cargo de ministro do STF pela então presidente Dilma Rousseff.