Após fazer a abertura da seção do Congresso Nacional na tarde hoje (26/04), o Presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco fez a leitura do requerimento do Deputado Federal André Fernandes, e com isso foi autorizado a abertura da Comissão Parlamente Mista de Inquérito (CPMI) do dia 08 de Janeiro.
De acordo com Pacheco, a CPMI começará seu funcionamento na próxima semana, assim como oficialmente a indicação feito pelos partidos, dos parlamentares que integrarão ela como membros titulares e suplentes.
A instalação da CPMI ocorre em meio à mudança de postura por parte da base governista. Até meados da última semana, o governo era contrário à existência da comissão. O discurso dos aliados de Lula mudou depois que imagens mostraram a presença do então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia em que o local foi invadido por manifestantes.
Composição da CPMI
Uma vez instalada, a CPMI do 8 de janeiro terá de definir a sua composição. Pelos regimentos do Congresso, ela será constituída por 11 senadores e 11 deputados — além de outros 11 senadores e 11 deputados como suplentes. Caberá a eles apresentar relatório final sobre as investigações referentes às invasões aos prédios dos Três Poderes em até 120 dias (prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias).