Na manhã dessa quarta-feira (26/07), o Prefeito de Fortaleza José Sarto diz que assumirá a reforma da Ponte dos Ingleses. O local está interditado há cerca de cinco anos e tem obras paradas desde 2022. A requalificação, de responsabilidade do governo estadual, não tinha data para ser retomada.
“Não posso deixar que o ícone, uma memória, uma história da cidade de Fortaleza, que é a Ponte dos Ingleses, fique dentro do contexto de uma nova Praia de Iracema completamente esquecida. Sendo assim, resolvi que vamos assumir a requalificação, que vai se harmonizar com toda a nova Praia de Iracema e a Beira-Mar de Todos. Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Aquário”, disse o prefeito.
Durante a visita às obras, Sarto relatou que foi comunicado, nessa terça-feira, 25, “que o Estado não iria fazer a obra”. A Prefeitura de Fortaleza destacou, ainda, que a decisão aconteceu após um ano e meio de espera pela execução do projeto de reforma do local por parte do Governo do Estado. No entanto, a gestão alegou indisponibilidade orçamentária para a realização das obras.
Governo do Estado diz que Prefeitura não cumpriu acordo
O Governo do Estado do Ceará rebateu o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em relação à reforma da Ponte dos Ingleses, em nota, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) explica que a administração municipal “não cumpriu o acordo” para a reconstrução da Ponte dos Ingleses, localizada na Praia de Iracema, com risco até de “desabamento” da estrutura.
“Pelo acordo, a PMF faria toda a reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso”. Segundo a SOP, o Governo do Estado, na sequência, faria a urbanização do equipamento. “Um estudo de viabilidade foi realizado por engenheiros da SOP e do Corpo de Bombeiros no equipamento após a conclusão da parte realizada pelo município, pois essa não incluiu uma série de intervenções acordadas anteriormente e previstas em projeto”, consta no documento publicado na tarde desta quarta-feira.