O deputado turco Hasan Bitmez, que desmaiou na última terça-feira (12) enquanto fazia um discurso anti-Israel e crítico à postura do governo de Recep Tayyip Erdogan em relação à guerra entre os israelenses e o grupo terrorista Hamas, morreu na manhã desta quinta-feira (14). O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, confirmou a informação e prestou condolências a Bitmez.

– Presto minhas condolências à sua família e a todos os seus entes queridos. (…) Descanse em paz – declarou.

Bitmez estava internado no Hospital da Cidade de Ancara em estado grave após sofrer um ataque cardíaco na tribuna e ser socorrido por outros parlamentares. Ao desmaiar, o político de 54 anos bateu a cabeça no chão, e um dos presentes na sala começou a fazer massagem cardíaca nele no local.

Bitmez, que era vice-presidente do Partido Saadet Kocaeli, na Turquia, desmaiou na terça após discursar contra seus opositores políticos por causa do relacionamento deles com Israel.

O parlamentar fez avaliações sobre os ataques de Israel a Gaza e criticou a continuação das relações econômicas com aquele país. Para Bitmez, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan era “hipócrita” por permitir a continuação do transporte de produtos de munição e energia para Israel, mesmo tendo se posicionado a favor da Palestina.

– Pare de transportar munição para Israel com os navios de propriedade e operados por executivos do Partido AK e seus filhos – disse ele se referindo ao partido de Erdogan, seu opositor político.

E continuou:

– Na Europa, América, Londres, Tóquio, os cristãos e judeus estão realizando comícios melhores do que vocês. Vocês são cúmplices de Israel! Você tem o sangue dos palestinos em suas mãos!

COMENTAR