O vereador de Fortaleza Julierme Sena (PL-CE), voltou a criticar o governo federal, quando comentou sobre o aumento da bandeira de energia, autorizado pelo Lula, que vai impactar diretamente na vida de todos, especialmente os mais pobres.

“O governo Lule não cansa de lascar o povo! Agora o governo autorizou a cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos. Esta é a primeira vez desde abril de 2022, que há alteração da bandeira tarifária. Ao longo de 26 meses prevaleceu a bandeira verde que não traz taxa extra sobre o consumo”, afirmou o vereador Julierme Sena em suas redes sociais.

Os consumidores brasileiros sentirão no bolso um aumento do valor da conta de energia no mês de julho. Isso acontecerá em razão da decisão do governo federal de acionar, pela primeira vez desde abril de 2022, a bandeira amarela para tarifas de energia elétrica. Com isso, haverá uma cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) utilizados.

A agência disse ainda que o sistema de bandeiras — além da verde e da amarela há a vermelha, mais cara — faz com que o próprio consumidor seja incentivado a controlar sua tarifa, economizando energia e, assim, diminuindo a necessidade do sistema todo de acionar as termelétricas.

COMENTAR