Uma oficial de Justiça procurou Jair Bolsonaro no Hospital DF Star, nesta quarta-feira (23/4), para comunicá-lo formalmente sobre a abertura do processo, no STF, que o julgará por tentativa de golpe de Estado. Como o ex-presidente está em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) se recuperando de uma cirurgia, a iniciativa gerou revolta em aliados, que avaliam que a intimação poderia ocorrer em um momento posterior, o pedido foi feito pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
“Não custava nada esperar mais um dia, dois dias ou uma semana, até ele deixar a UTI. Isso em nada mudará o curso do processo”, argumentou um interlocutor do ex-presidente.
Bolsonaro seria intimado em uma “data adequada” em meio à internação em Brasília para a recuperação da cirurgia abdominal realizada na semana passada. No entanto, Moraes antecipou a intimação após o ex-presidente realizar uma live no hospital nesta terça (22).
“Em virtude da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-Presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, disse o STF em nota.
Até a publicação desta reportagem, a oficial de Justiça, que cumpria ordens, não havia conseguido coletar a assinatura de Bolsonaro. Fotos obtidos pela coluna mostram a servidora circulando pela unidade de saúde e conversando com funcionários do hospital.