O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. A demissão foi sacramentada durante uma reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 25. Essa mudança ocorreu depois de meses de pressão por parte de líderes do centrão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Para substituir Rita, o governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado por Lira. Fernandes é um servidor de carreira da Caixa e possui formação em economia.

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República confirmou a alteração em uma nota. “O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.”

Essa mudança faz parte do acordo entre o governo e os partidos do centrão para aumentar o apoio ao governo petista no Congresso Nacional. Em setembro, Lula também entregou os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos para o Partido Progressistas (PP) e o Republicanos. Na ocasião, assumiram os cargos os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), respectivamente.

A troca ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. A expectativa é que a mudança seja oficializada ainda hoje, por meio de edição extra da publicação, ou amanhã.

Na semana passada, a Caixa Cultural, que faz parte da Caixa Econômica, expôs uma mostra cultural que incluía uma representação do presidente da Câmara dos Deputados dentro de uma lata de lixo. Ao lado de Lira estavam a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

A Caixa decidiu suspender a exposição, considerando-a uma manifestação com viés político.

Desde julho deste ano, o presidente Lula vem negociando o comando da Caixa e de suas principais diretorias com Arthur Lira.

COMENTAR