O Ministério da Igualdade Racial exonerou Marcelle Decothé do cargo de assessora especial de Assuntos Estratégicos da pasta, nesta terça-feira, 26, em meio ao escândalo do uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pela ministra Anielle Franco.
Marcelle, que viajou de Brasília com Anielle em um voo da FAB, proferiu falas racistas contra brancos, além de atacar paulistas e torcedores do São Paulo no Estádio do Morumbi, durante um jogo entre o tricolor e o Flamengo.
Na ocasião, em seu perfil no Instagram, Marcelle publicou um story direto da arena com legenda em linguagem neutra. “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade (sic)”, escreveu. “Pior de tudo, de pauliste (sic).”
Segundo a pasta de Anielle Franco, as manifestações de Marcelle “estão em evidente desacordo” com os objetivos e políticas do ministério.
“De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de hoje”, anunciou o ministério. “As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR”.