A Enel foi multada em R$ 28 milhões pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Ceará (Arce). Segundo informações da entidade cearense, divulgadas nesta segunda-feira, 19, penalidade se deve a “constantes quedas de energia e demora das interrupções elétricas e nas religações em todo o Estado”.

De acordo com a Arce, o número de reclamações contabilizadas pela ouvidoria da instituição sobre a falta de energia passou de 1.415 registros em 2021 para 2.580 em 2023. Aumento foi de 82,3%.

Já em 2024, de janeiro a julho, a ouvidoria contabilizou 2.658 contestações desse porte no Ceará — índice maior do que o observado ao longo de todo o ano passado. Em razão de reclamações desse tipo, a Arce realizou uma fiscalização na Sede da Enel Distribuição Ceará e aplicou a multa na empresa.

Penalidade considerou: interrupções de energia com duração igual ou maior que três minutos; interrupções com, no mínimo, uma unidade consumidora afetada; e interrupções de responsabilidade exclusiva da distribuidora.

Procurada pelo O POVO, a Enel informou por meio de nota, nesta segunda-feira, que recebeu e que já respondeu a agência sobre a multa. Empresa também destacou que “segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento” e reduziu em cerca de 60% o tempo médio de atendimento entre março e julho deste ano.

Fonte: O Povo

COMENTAR