A médica pediatra Dra. Mayra Pinheiro (PL-CE) assumirá na próxima semana uma vaga na Câmara dos Deputados, durante a licença temporária do deputado federal André Fernandes (PL-CE). Fernandes, que se afastará para disputar a Prefeitura de Fortaleza, será substituído por Mayra, que encara o período de 120 dias como uma chance de avançar em projetos prioritários. Lembrando que ela tirou 71.214 votos, ficando como 2° suplente do PL.
Formada em medicina pela Universidade Federal do Ceará, Mayra construiu uma carreira focada na saúde pública e ganhou projeção nacional ao ocupar o cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde durante o governo Bolsonaro. Conhecida como “capitã cloroquina” por sua defesa do tratamento precoce e da autonomia médica, ela pretende usar sua experiência para levar ao Congresso projetos que busquem melhorias na saúde pública, autonomia dos profissionais e melhores condições de trabalho no setor.
Ela ainda apontou , entre suas prioridades, está também a iminente votação do Projeto de Lei da Anistia para os presos políticos de 8 de janeiro. “Eu entendo que essa pauta é um marco histórico no Brasil, reconhecimento de que nós não podemos enquadrar todas as pessoas em um crime único e comum”, opinou. Segundo ela, a defesa dos direitos humanos e o respeito à Constituição são pilares fundamentais em na atuação parlamentar.
Com sua entrada na Câmara, a expectativa é de que Mayra Pinheiro fortaleça seu compromisso com a defesa da vida, uma das principais pautas da ex-secretária. “Sobretudo, o que vai marcar esses quatro meses da minha permanência lá é a defesa intransigente da vida, me juntando a outros parlamentares que já fazem esse trabalho”, concluiu.