O deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil-SP) sofreu ameaça de uma facção criminosa local de Eldorado do Sul (RS) durante uma missão de resgate de animais. O caso ocorreu na última terça-feira, 7, em meio a evacuação de um alojamento na região. “Nós chegamos ao alojamento com a equipe para evacuar o local”, disse. “A cidade não tem condições de ter ninguém pelos próximos 40 a 50 dias. Fomos lá porque disseram que tinham cerca de 10 a 15 animais.”

Rafael Saraiva relatou que ao iniciar o resgate dos animais, recebeu uma ordem da Polícia Federal e de outras forças de segurança para evacuação imediata. “Isso se deu porque houve ameaça de uma facção criminosa local a todas as pessoas que estavam ali pelo único motivo de estarem recebendo ajuda da polícia”, afirmou.

Para além da ameaça da facção criminosa, a cidade está em situação crítica quanto à segurança. O deputado contou que esses grupos estão aproveitando os desalojamentos das famílias para saquear bens que ficaram nos imóveis.

“Foi inusitado, não esperávamos por isso, mas a gente não pode, não deve e não vamos perder para a criminalidade. Estamos aqui, o Brasil todo unido, por uma única causa, que é salvar vidas, salvar os animais”, declarou Saraiva.

Resgates mesmo sob ameaça de facção criminosa

O deputado estadual conseguiu resgatar os animais que estavam no abrigo que sofreu a ameaça da facção criminosa de Eldorado do Sul. Ele vem participando de missões de resgates no Rio Grande do Sul.

“Estamos em Porto Alegre, mas estamos fazendo as missões em Eldorado do Sul”, disse. “Ali não se pisa no chão, é água a nível acima das casas. Estamos resgatando os animais que estão nos telhados, famílias que estão com seus animais nos telhados também e que não querem sair sem eles.”

Rafael Saraiva afirmou que a resistência das famílias tem sido um desafio nos salvamentos. “Fomos na casa de uma senhora que tinha dez animais e ela só aceitou sair com o filho depois de muito convencimento, após os animais serem resgatados”, contou.

“Nos deparamos com muita dificuldade, tem animais abandonados em tudo quanto é lugar, nos telhados das casas”, relatou o deputado estadual de São Paulo.

COMENTAR