Após a declaração do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira que colocou o Ceará como o epicentro do problema do apagão, o Deputado Federal Danilo Forte foi a tribuna da Câmara dos Deputados para rebater os argumentos apresentados pelo ministros e membros do governo Lula.
“O que presenciamos hoje foi uma tentativa de justificativa para o apagão que carece de embasamento técnico. O colapso de ontem foi resultado de uma falha técnica e de gerenciamento do sistema. Ver o ministro afirmando que o problema originou-se no Ceará é o mesmo que culpar o céu quando chove”
Danilo faz parte da Frente Parlamentar de Energias Renováveis e da Comissão de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde. “Desde o ano passado, venho defendendo que é preciso expandir as linhas de transmissão no Nordeste. O que tivemos, ao contrário, foram empecilhos e dificuldades na ampliação da rede de transmissão, necessária para escoar a energia produzida na Região”, afirma.
]Para o parlamentar, o apagão elétrico é responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), encarregado da gestão da energia entre todas as regiões do país. Segundo ele, graças ao Nordeste e à geração de energia eólica e solar, o Brasil evitou uma crise no setor em 2019.