A Deputada Federal cearense, Dayany Bittencourt (União-CE) enviou um ofício ao governador petista Elmano de Freitas solicitando a revisão do ato de sanção disciplinar que irá punir a soldado feminina Mayara Kelly, com prisão de dois dias, em razão de vídeos publicados pela policial em suas redes sociais. O material em questão trata-se de dois vídeos. No primeiro, Mayara enaltece seu trabalho como policial militar, lavando a viatura em que atua após o serviço. No segundo, ela aparece ensinando como fazer um torniquete — dispositivo utilizado para estancar o sangramento de uma lesão e evitar hemorragias.
Dayany, que é membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, ressaltou que tem particular interesse na defesa dos direitos dos profissionais de segurança pública, especialmente no que concerne à aplicação justa e proporcional das normas disciplinares.
“Acredito que a revisão deste caso contribuirá não apenas para a justiça individual em relação a soldado punida, mas também para o fortalecimento da própria instituição, que só tem a ganhar quando seus membros são tratados com equidade e seus atos são avaliados com razoabilidade”, justificou a parlamentar.
O documento foi protocolado e encaminhado ao governador do Estado do Ceará.