Uma nova cratera se abriu no asfalto da rua Dr. Manuel Soares, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, gerando transtornos para os moradores da área. O incidente ocorreu na última quinta-feira, 4, por volta das 12 horas. Moradores da região afirmam que essa não foi a primeira vez que isso ocorreu, em fevereiro deste ano, após as fortes chuvas na Cidade, uma outra cratera se abriu na mesma rua.

O morador Antônio Viana destaca que desde o ano passado as crateras começaram a surgir na rua Dr. Manuel Soares, e que em um ano seis crateras já se formaram na rua. “Atualmente três buracos estão abertos, um está em obra e outros dois ainda não foram ajeitados, estamos aguardando o momento em que as coisas vão melhorar”, disse o morador.

“Nosso maior receio é que novos buracos apareçam, inclusive sob nossas casas, como tinha um aqui embaixo da minha casa e foi tampado pela Ambiental Ceará, em novembro tinha um embaixo de um prédio de quatro andares e eles conseguiram fechar também”, destacou Antônio.

A Ambiental Ceará e a Cagece informaram em nota que estão executando ações emergenciais para reparar o sistema de esgotamento sanitário ao longo da rua Dr. Manuel Soares.

“O local está devidamente sinalizado e isolado, garantindo a segurança de quem mora e transita pela área. Contudo, a vida útil da tubulação que corta essa região está comprometida e, por isso, a empresa já está trabalhando no planejamento da solução definitiva, que é o reparo total dessa rede”, diz a nota.

Sobre a causa dos buracos, a Ambiental Ceará e a Cagece informaram que a rede está sobrecarregada, devido ao tempo de uso, e piora especialmente no período chuvoso, devido ao descarte irregular de águas de chuva na tubulação. Por isso, acaba resultando em situações extremas como as registradas ao longo da rua Dr. Manuel Soares.

A moradora Bruna Micaely, uma das residentes da rua Dr. Manuel Soares, destacou o momento em que sua família precisou se mudar e ir morar em outro local a pedido da Ambiental Ceará, que informaram que precisariam realizar uma escavação próximo a casa, dessa forma colocando em risco o imóvel e a segurança da família de Bruna.

“A gente precisou ficar três meses fora da nossa casa, devido a esses buracos que surgem na rua, que acaba colocando a nossa segurança em risco”, disse Bruna. “Nesse tempo que ficamos fora, foram realizadas obras próximo às nossas residências. Entendemos que foi para um bem maior, mas ninguém gosta de ficar longe da sua casa. Atrapalhou muito a rotina da minha família”.

Sobre o tempo de conclusão das obras das crateras na rua Dr. Manuel Soares, a Ambiental Ceará informou que ainda não tem uma data exata para concluir a obra.

“Já tem uma equipe no local para realizar o reparo de uma outra cratera que tem na rua, que deve demorar cerca de 20 dias para ser concluída. Depois a equipe vai realizar obra em outros pontos que estão isolados na mesma rua”, diz a Ambiental Ceará. “Enquanto isso as áreas estão isoladas e sinalizadas para garantir a segurança da região e da população”.

Fonte: O Povo

COMENTAR