O União Brasil está ameaçando levar ao menos 50 dos 59 deputados que a bancada possui para a oposição caso o presidente Lula mantenha a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, no cargo. Mais cedo, Daniela — que é deputada eleita pelo União Brasil — participou de uma reunião com o petista e o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), seu marido.

Depois do encontro, Lula decidiu que a ministra permanece no posto. O partido, contudo, defende um novo nome para o cargo: o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). Alguns parlamentares que conversaram acreditam que ainda nesta semana a pasta teria um novo comandante.

Na quinta-feira 15, o petista convocou uma reunião ministerial com todos os ministros de Estado. A demissão da ministra ainda pode acontecer depois desse encontro.

Daniela enfrenta uma queda de braço com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE), desde quando pediu para sair da legenda. Além disso, os deputados do partido reclamam da falta de atenção da ministra para com eles.

Abaixo-assinado contra ministra do Turismo

a segunda-feira 12, cerca de 50 deputados do partido aderiram a um abaixo-assinado pedindo a nomeação de Sabino como ministro de Estado. A ideia dos parlamentares era de que o documento chegasse ao Palácio do Planalto. A lista de assinaturas percorreu o grupo de WhatsApp da bancada do partido.

O abaixo-assinado também é uma reação às declarações do marido de Daniela. Ao portal Metrópoles, o prefeito disse que Sabino era “frouxo”, “machista” e que tinha “beijado” a mão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

COMENTAR