O ex-presidenciável Ciro Gomes classificou o atual Ministro da educação do governo Lula e ex-governador Camilo Santana de o maior traidor da história “O atual ministro da Educação [Camilo], que é um cearense aqui ilustre, para mim é a maior decepção, maior traidor da história”, disparou Ciro.
A fala ocorreu durante a live semana de Ciro Gomes, quando foi perguntado sobre a abertura de novos cursos de medicinas no país, Ciro criticou Camilo por, segundo ele, ter autorizado a abertura de 95 cursos privados de medicina, sendo 10 no Ceará. “Sabe quanto custa a mensalidade de um curso privado, sem nenhuma exigência de qualidade, mínima, 10, 12 mil reais por mês. Sabe quem vai pagar isso? O Tesouro Nacional. Esse é o socialismo do PT”, afirmou.
Em outubro, quando foram autorizados os novos cursos, o ministro defendeu a ampliação da área. “Há desigualdades e números muito desiguais referentes a percentual de médicos por mil habitantes. Se for pegar a Região Norte, é menos de 2, se pegar outras regiões é acima de três. O objetivo é ter um edital com muita clareza, com muita transparência, com critérios preestabelecidos”, afirmou o ministro, na ocasião.
Camilo Santana tenta articular junto ao senador Cid Gomes, irmão de Ciro, mas rompido, para que o PDT no Ceará permaneça como base do governador Elmano de Freitas (PT). Cid defende a aliança com o PT em âmbito municipal. Já a ala de Ciro, composta pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, e pelo deputado federal André Figueiredo – presidente nacional de forma interina -, prega o rompimento e o apoio à reeleição de Sarto.