Uma cartilha que ensinava jovens a como agir caso estivessem em posse de drogas e fossem abordados por agentes da lei. O documento se chama “Deu Ruim? Fica Frio.O que fazer se você estiver com drogas e for abordado pela polícia”, concorreu ao prêmio Maria Lúcia Pereira de Iniciativas Inovadoras na Política sobre Drogas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública do governo Lula, após a repercussão negativa, o governo suspendeu o processo de seleção.

A decisão de suspender a seleção ocorreu após a divulgação da cartilha. Dividido em três partes, o texto indica algumas medidas a serem tomadas por usuários, como “evite andar sozinho”, “prefira locais menos visados por policiais” e “não carregue grandes quantidades de drogas; se for comprar, vá direto para casa”.

A iniciativa partiu da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), que informou que o documento não foi aprovado ou premiado pelo governo.

– Não houve qualquer decisão sobre premiação e nenhum dos trabalhos teve o crivo da Senad, cuja responsabilidade, prevista no edital, é a supervisão e fiscalização de todos os atos do concurso – disse o órgão.

A Secretaria também disse que “não coaduna com qualquer orientação que afronte as leis do país e que possa representar burla às autoridades policiais”.

– O concurso busca mapear, reconhecer e valorizar tecnologias sociais inovadoras desenvolvidas pela sociedade civil que possam inspirar a formulação e o aprimoramento de políticas públicas para o enfrentamento do problema das drogas – explicou.

COMENTAR