Após decisão histórica da Assembleia do Espirito Santo, que votou pela liberdade do Capitão Assumção, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu na noite desta quinta-feira, 7, o mandado de soltura do deputado Capitão Assumção (PL-ES). A informação foi compartilhada pelo senador e líder do PL no Espírito Santo, Magno Malta, em uma live do Instagram.
Magno Malta parabenizou os deputados do Espírito Santo pela decisão. “O ministro Alexandre de Moraes acabou de emitir o mandado de soltura do Capitão, é liberdade, é respeito. É dia de vitória, dia de liberdade. A nossa Assembleia Legislativa, com 24 votos, deu uma lição para o Brasil”, disse o parlamentar em um vídeo publicado nas redes sociais.
Ao receber o comunicado sobre a revogação da prisão, Moraes encaminhou a determinação de soltura às autoridades competentes. Policial militar, o deputado estava detido em um batalhão da PM em Vitória.
Capitão Assumção terá de entregar o passaporte, está proibido de se ausentar do estado e permanece impedido de postar em redes sociais. Moraes também restringiu seu porte de arma de fogo.