A Polícia Federal (PF) a mando do ministro do STF Alexandre de Moraes realiza, na manhã desta quinta-feira, 6, uma operação para prender manifestantes do 8 de janeiro em 18 Estados mais o Distrito Federal. Conforme a PF, até o momento, agentes levaram 48 pessoas para a cadeia. “A PF continua realizando diligências para localização e captura de outros 169 condenados ou investigados considerados foragidos”, acrescentou a instituição, em nota.

De acordo com a fonte, Moraes determinou as prisões para evitar possível fuga dos manifestantes. Há pouco mais de duas semanas, o portal UOL noticiou a existência de “foragidos” na Argentina e no Uruguai. A partir daí, o juiz do STF passou a expedir mandados a fim de evitar novas fugas para países vizinhos.

Os alvos que ainda são investigados, que ainda respondem ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF), e descumpriram medidas cautelares não são considerados foragidos. Tecnicamente, uma pessoa é considerada foragida a partir do momento em que há uma mandado de prisão contra ela e a mesma não se apresenta à Justiça ou não é encontrada.

Agentes saíram às ruas nesta quinta para cumprir, ao todo, 208 mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal contra investigados e condenados pelo 8 de janeiro. As diligências são realizadas em 18 estados e no Distrito Federal.

As prisões cumpridas até as 11h desta quinta-feira foram realizadas em São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

COMENTAR