Nos bastidores da segurança pública já e dado como certo a atuação de uma nova facção criminosa no Ceará, também vindo do Rio de Janeiro, o Terceiro Comando Puro (TCP) estaria passando a agir no Estado, em redes sociais, foram publicados vídeos mostrando queimas de fogos que anunciariam a chegada da facção, assim como foram publicados em redes sociais uma música e um “salve” supostamente assinado pelo grupo. De acordo com uma fonte da Secretária de Segurança pública, esse facção começou a atuar no estado faz 6 meses.
“Existem integrantes desse grupo em bairros de Fortaleza e também em municípios da Região Metropolitana. Além disso, membros da facção estão recebendo criminosos cearenses nas comunidades do Rio de Janeiro há algum tempo já”, revelou essa fonte
O secretário de segurança pública do Ceará Samuel Elânio comentou em coletiva que a secretária de segurança pública está analisando o assunto “Está sendo analisado tanto pelas inteligências da Polícia Civil, da Polícia Militar e da própria Secretaria (de Segurança Pública e Defesa Social — SSPDS), se realmente procede isso”, afirmou em entrevista.
O secretário disse, inclusive, que a suposta nova facção não está relacionada a esse episódio de violência. As vítimas participavam de uma festa de aniversário quando foram surpreendidas por membros de outro grupo criminoso.
Conforme as publicações, criminosos então ligados à facção Guardiões do Estado (GDE) deixaram a organização e passaram a integrar o TCP. Faccionados de alguns municípios do Interior teriam aderido ao grupo.