Cinco presos fugiram da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-4), no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite desse domingo, 13. Informação é confirmada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-Ce) e os internos teriam utilizado uma corda com lençóis para escalar guarita e o muro da unidade prisional.
De acordo com o Sindppen-Ce, os cinco detentos fugiram da ala C, pertencente a facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Dos cinco detentos, três foram identificados como integrantes do PCC e um da facção cearense Guardiões do Estado (GDE).
Eles são Diego da Costa, 28, e Francisco Ítalo Mendes, 28, supostos integrantes do PCC, e Devison Pereira, 19, que seria da GDE. Os demais internos foram identificados pelo Sindicato como Francisco de Assis Oleiveira e Kennedy Xavier Rodrigues. Os internos teriam fugido rumo à BR-116.
Conforme o diretor do Sindppen e conselheiro do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), Rafael Magno, a fuga aconteceu após os internos quebrarem os cadiados que dão acesso à área de banho de sol da unidade. Em seguida, os internos escalaram o muro da área com uma “teresa”, corda formada por lençóis torcidos.
O espaço fica localizado na parte superior da unidade prisional. Ainda segundo Rafael, com acesso ao teto da unidade eles pularam e fugiram do local. O Sindicato informou que as buscas foram iniciadas ainda na noite de ontem e seguiu ao longo da madrugada desta segunda-feira.
O diretor do Sindppen disse que o titular da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Mauro Alburqueque, determinou a operação “bate grade” na unidade diante da fuga dos internos.
“É um procedimento em que os policiais saem todas as celas do presídio batendo grade para ver se encontram algum vestígio de fuga ou possível fuga”, disse. Na unidade, também foi realizado a recontagem de todos os presos da UP-4.
Fonte: O Povo